O Fundo Oswaldo Cruz é composto por cartas escritas por Oswaldo Cruz entre os anos de 1880 e 1910. Nascido em São Paulo, Oswaldo Gonçalves Cruz foi cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista, sanitarista e o pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Em 1900, criou o Instituto Soroterápico Nacional, atual Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Além da medicina, Oswaldo era ligado ao mundo da Literatura e das Artes, chegando a ocupar a cadeira de número 5 da Academia Brasileira de Letras. Em suas cartas, escreve à esposa Emília (carinhosamente chamada de Miloca) e à filha Elisa (Lizeta) falando de suas saudades, contando o cotidiano de suas viagens, os desafios e os momentos difíceis que passou percorrendo o país.

Fontes:

SOUZA, Camila Duarte de.; OLIVEIRA, Thiago Laurentino de. A representação da 2ª pessoa nas posições de complemento: o papel da categoria social. Working Papers em Linguística (Online), v.14, p.100 - 120, 2013.
SOUZA, Janaina Pedreira Fernandes. Mapeando a entrada do você no quadro pronominal: análise de cartas familiares dos séculos XIX-XX. Dissertação de Mestrado em Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ, 2012.

Para ter acesso a todo o Fundo Documental Oswaldo Cruz nas versões fac-similar, diplomática e modernizada, clique aqui.

Topo