Remetente

Filho primogênito do ex-presidente da República Affonso Penna, Affonso Penna Junior (Affonsinho) formou-se em Direito e casou-se com Marieta Penna, com quem teve sete filhos. Foi professor, deputado estadual, reitor da antiga Universidade do Distrito Federal, ministro do STE e membro da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de número 7. O Fundo reúne cartas familiares recebidas por Affonso Penna Junior, escritas por sua mãe Maria Guilhermina Penna, por seu pai Affonso Penna, por seu tio Manuel Penna e por seu irmão álvaro Penna. Além disso, há também cartas amorosas trocadas entre Affonsinho e sua esposa, bem como missivas trocadas entre o ex-presidente Affonso Penna e sua esposa Maria Guilhermina. Os assuntos abordados nas cartas giram em torno tanto de questões familiares quanto políticas, já que tais indivíduos pertencem a uma família ilustre brasileira.

Fontes:

PEREIRA, R. de O. O tratamento em cartas amorosas e familiares da Família Penna: um estudo diacrônico. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012
PEREIRA, R. O. Variação pronominal em cartas pessoais da Família Penna. Caligrama (UFMG), v. 17, p. 115-135, 2012.

Para ter acesso a todo o Fundo Documental Affonso Penna Junior nas versões fac-similar, diplomática e modernizada, clique aqui