O Fundo Documental Cupertino do Amaral é composto por cartas enviadas e recebidas por Antônio Felizardo Cupertino do Amaral, entre os anos de 1873 e 1895. Cupertino do Amaral nasceu no Rio de Janeiro, em 1852, formou-se em Direito, casou-se com Elisa e teve uma vida política muito ativa no final do império. O Fundo é composto por 23 cartas, sendo as missivas ativas de Antonio endereçadas à esposa Elisa e à filha Marietta. Nas cartas para sua esposa, conta a sua rotina durante uma viagem que realizou, bem como as saudades que sentia dela. Já em relação às missivas passivas, há cartas escritas por sua mãe Helena, sua prima Anna e seus amigos Pedro e Alberto Fiacho. As cartas desse Fundo tratam de assuntos do cotidiano familiar e das relações de amizade que envolvem a figura de Cupertino do Amaral.

Fontes:
LUCENA, Rachel de Oliveira Pereira. Pronomes possessivos de segunda pessoa: a variação teu/seu em uma perspectiva histórica. Tese de Doutorado em Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ, 2016.
SOUZA, Janaina Pedreira Fernandes. Mapeando a entrada do você no quadro pronominal: análise de cartas familiares dos séculos XIX-XX. Dissertação de Mestrado em Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ, 2012.

 

Para ter acesso a todo o Fundo Documental Cupertino do Amaral nas versões fac-similar, diplomáica e modernizada, clique aqui.

Topo